Por CruxSancta
O Caminho
Neocatecumenal equipara a presença eucarística de Nosso Senhor ao mesmo
nível que a Escritura, isto explica seus estranhos tabernáculos de 2 níveis,
também porque não vêem com bons olhos as genuflexões, mas sim as classificam de
religiosidade natural, também então se entende porque se dá cada vez menos importância
a Jesus no Santíssimo Sacramento, porque se recusam a admitir a comunhão de
joelhos e difundem a comunhão na mão (inclusive perseveram alguns na desobediênciade comungar sentados).
Na página de Domus Galilaeae
se pode ler:
“Um elemento característico deste edifício é o Santuário
da Palavra, que servirá a todos os que vão à esta casa escrutar as Escrituras,
em um clima de oração e contemplação. Na área deste Santuário se encontram 80
tronos” e na parede do fundo deste Santuário há um
Tabernáculo com dois níveis: um com a presença do Santíssimo e no outro com a
presença da Escritura.”
Sacrário de dois níveis com cadeiras umas de frente para as outras, este é um ambiente de adoração, de contemplação? |
O Catecismo da Igreja
Católica ensina:
1374: O modo da presença de Cristo sob as
espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os
sacramentos e faz dela «como que a perfeição da vida espiritual e o fim para
que tendem todos os sacramentos» (Santo Tomás de Aquino, Summa theologiae
3, q. 73, a. 3). No santíssimo
sacramento da Eucaristia estão «contidos, verdadeira, real e substancialmente,
o corpo e o sangue, conjuntamente com a alma e a divindade de nosso Senhor
Jesus Cristo e, por conseguinte, Cristo completo» (Concilio de Trento: DS
1651). «Esta presença chama-se
"real", não a título exclusivo como se as outras presenças não fossem
"reais", mas por excelência, porque é substancial, e porque por ela se torna presente Cristo completo,
Deus e homem» (Mysterium Fidei, 39).
1379:O Sagrado Sacrário
era, ao princípio, destinada a guardar, de maneira digna, a Eucaristia, para
poder ser levada aos doentes e ausentes, fora da missa. Pelo aprofundamento da fé na presença real de Cristo na sua Eucaristia,
a Igreja tomou consciência do sentido da adoração silenciosa do Senhor,
presente sob as espécies eucarísticas, por isso que o sacrário deve ser colocado num lugar
particularmente digno da igreja; deve ser construído de tal modo que sublinhe e
manifeste a verdade da presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento.
1380: É de suma
conveniência que Cristo tenha querido ficar presente à sua Igreja deste modo único.
Uma vez que estava para deixar os seus sob forma visível, Cristo quis dar-nos a
sua presença sacramental; e visto que ia sofrer na cruz para nos salvar, quis
que tivéssemos o memorial do amor com que nos amou «até ao fim» (Jo 13, 1), até
ao dom da própria vida.
Com efeito, na sua presença
eucarística, Ele fica misteriosamente no meio de nós, como Aquele que nos amou
e Se entregou por nós (cf Ga 2,20), e permanece sob os sinais que exprimem e comunicam
este amor:
«A Igreja e o mundo têm
grande necessidade do culto eucarístico. Jesus espera-nos neste sacramento do
amor. Não regateemos o tempo para estar com Ele na adoração, na contemplação
cheia de fé e disposta a reparar as faltas graves e os pecados do mundo. Que a nossa
adoração não cesse jamais» (João Paulo II, Carta Dominicae Cenae).
Nenhum comentário:
Postar um comentário