domingo, 14 de abril de 2013

Sacrário de dois níveis? Invenção herética neocatecumenal




O Caminho Neocatecumenal equipara a presença eucarística de Nosso Senhor ao mesmo nível que a Escritura, isto explica seus estranhos tabernáculos de 2 níveis, também porque não vêem com bons olhos as genuflexões, mas sim as classificam de religiosidade natural, também então se entende porque se dá cada vez menos importância a Jesus no Santíssimo Sacramento, porque se recusam a admitir a comunhão de joelhos e difundem a comunhão na mão (inclusive perseveram alguns na desobediênciade comungar sentados).


“Um elemento característico deste edifício é o Santuário da Palavra, que servirá a todos os que vão à esta casa escrutar as Escrituras, em um clima de oração e contemplação. Na área deste Santuário se encontram 80 tronos” e na parede do fundo deste Santuário há um Tabernáculo com dois níveis: um com a presença do Santíssimo e no outro com a presença da Escritura.


Sacrário de dois níveis com cadeiras umas de frente para as outras, este é um ambiente de adoração, de contemplação?

O Catecismo da Igreja Católica ensina:

1374: O modo da presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz dela «como que a perfeição da vida espiritual e o fim para que tendem todos os sacramentos» (Santo Tomás de Aquino, Summa theologiae 3, q. 73, a. 3). No santíssimo sacramento da Eucaristia estão «contidos, verdadeira, real e substancialmente, o corpo e o sangue, conjuntamente com a alma e a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, Cristo completo» (Concilio de Trento: DS 1651). «Esta presença chama-se "real", não a título exclusivo como se as outras presenças não fossem "reais", mas por excelência, porque é substancial, e porque por ela se torna presente Cristo completo, Deus e homem» (Mysterium Fidei, 39).

1379:O Sagrado Sacrário era, ao princípio, destinada a guardar, de maneira digna, a Eucaristia, para poder ser levada aos doentes e ausentes, fora da missa. Pelo aprofundamento da fé na presença real de Cristo na sua Eucaristia, a Igreja tomou consciência do sentido da adoração silenciosa do Senhor, presente sob as espécies eucarísticas, por isso que o sacrário deve ser colocado num lugar particularmente digno da igreja; deve ser construído de tal modo que sublinhe e manifeste a verdade da presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento.

1380: É de suma conveniência que Cristo tenha querido ficar presente à sua Igreja deste modo único. Uma vez que estava para deixar os seus sob forma visível, Cristo quis dar-nos a sua presença sacramental; e visto que ia sofrer na cruz para nos salvar, quis que tivéssemos o memorial do amor com que nos amou «até ao fim» (Jo 13, 1), até ao dom da própria vida.
Com efeito, na sua presença eucarística, Ele fica misteriosamente no meio de nós, como Aquele que nos amou e Se entregou por nós (cf Ga 2,20), e permanece sob os sinais que exprimem e comunicam este amor:
«A Igreja e o mundo têm grande necessidade do culto eucarístico. Jesus espera-nos neste sacramento do amor. Não regateemos o tempo para estar com Ele na adoração, na contemplação cheia de fé e disposta a reparar as faltas graves e os pecados do mundo. Que a nossa adoração não cesse jamais» (João Paulo II, Carta Dominicae Cenae).

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