"Doutrina" neocatecumenal
"As teologias do século XVI não passam de elucubrações mentais sem a experiência bíblica de onde jorra a Eucaristia. O mistério centra-se sobre a presença: 'os protestantes dizem que...', 'Calvino diz que...' A Igreja católica torna-se obcecada a respeito da presença real, como se esta fosse tudo. Começam as grandes exposições do Santíssimo, que antes não existiam, porque a presença estava em função da celebração eucarística, e não o contrário. O pão e o vinho não são feitos para serem expostos, porque se estragariam. O pão e o vinho são feitos para serem comidos e bebidos. Eu sempre digo aos Sacramentinos de Roma, que construíram um sacrário imenso: se Jesus Cristo tivesse querido a Eucaristia para ficar ali, ter-se-ia feito presente numa pedra que não se estraga. O pão é para o banquete, para conduzir-nos à Páscoa. A presença real é sempre um meio para conduzir-nos a um fim, que é a Páscoa. Não é um absoluto. Jesus Cristo está presente em função do mistério pascal. Ao contrário, de Trento em diante celebrou-se a missa para consagrar e ter presente Jesus Cristo e colocá-lo no sacrário. Em muitos conventos de freiras se disse a missa só para encher o sacrário. Transformamos a Eucaristia, que era um canto a Cristo glorioso, no divino prisioneiro do sacrário." (Catequese de Carmem, pág. 262-263. Sublinhados nossos).
Doutrina Católica
A Igreja e seus mandamentos
por Monsenhor Henrique Magalhães
Editora Vozes, 1946
O Concílio Tridentino anatematiza quem disser que no admirável Sacramento da Eucaristia, feita a consagração do pão e do vinho, estão o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo apenas enquanto as sagradas espécies são usadas naquela ocasião e enquanto são recebidas como divino alimento; anatematiza quem disser que Jesus Cristo não permanece nas hóstias e partículas consagradas que ficam no sacrário ou que sobram da Comunhão[1]. Jesus Cristo está presente nas sagradas espécies enquanto elas permanecem incorruptas. Corrompendo-se as espécies, cessa a presença real. (...)
Os enfermos que desejam receber em seu coração o médico divino, os que aguardam o viático, alimento precioso para a última viagem — agradecem ao bom Jesus a Sua permanência na Hóstia consagrada, único meio de satisfazerem as suas tão justas aspirações.
O Divino Mestre fica ainda nas espécies consagradas, para receber o nosso culto dia e noite. Para ser visitado, para ouvir os desabafos de tantas almas atribuladas, que só em Deus encontram refúgio e consolação.
O culto que se presta a Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento — é o culto de adoração, ou latria. É de fé. Assim o definiu o Concílio de Trento.
São João Crisóstomo dizia: “Adora e comunga”. Santo Agostinho: “Ninguém coma desta carne, sem primeiro adorá-la. São Cirilo de Jerusalém ensina: “Depois da Comunhão do Corpo de Cristo, aproxima-te também do Cálice do seu sangue, não estendendo as mãos, mas prostrado, à maneira de adoração”. (...)
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[1] Sessão
XIII. Cânon 4.°.
Como o concilio vaticano II diz, em uma pequena capela ao lado do templo maior.
ResponderExcluirNem na capela menor o neo catecumenato esta deixando um sacrário
ExcluirNem na capela menor o neo catecumenato esta deixando um sacrário
ExcluirAntes de escrever asneira, verifique o conteúdo do que você lê, (e leia o documento por completo) não somente parágrafos.
ExcluirE se você fosse tão inteligente, saberia que a foto que você utilizou é da capela do seminário Redemptoris Mater de Brasília; e esta capela possui uma parte exclusiva (A CAPELA DO SANTISSIMO) em seu lado direito. Olhe atentamente ao lado direito da foto, você verá uma coluna branca, O SANTISSIMO ESTÁ LÁ.
Olá queridos irmãos de carisma. Confesso que sinto um pouco de vergonha deste sítio, que alimenta a idéia de que o neocatecumenato é dividido da igreja Católica e/ou distante dos demais grupos da igreja. Cabe-me fazer uma pequena pergunta; O que este sítio tem evangelizado? Pelo que observei nos comentários tem (católicos) que sequer respeitam sua Santidade. Muitos que se dizem católicos precisam fazer um renascimento batismal com catequeses para que se redescubram o que há de cristão em si. Perseguição é algo terrível e que engrandece os oprimidos e destroem os que se exaltam. Eu li nos comentários acima chamando de a pobre igreja de Cristo, a igreja de Cristo não é pobre e menos ainda pequena, Ela é Una Trina, Trina e Santa.
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