Comunidade
Neocatecumenal
Arquidiocese de Melbourne - Austrália
Relatório de atividade em uma
paróquia
1990
Tradução: Equipe do blogue
Tradução: Equipe do blogue
1. O
Neocatecumenato foi convidado para a paróquia em 1977. No seu auge, havia cinco
comunidades com cerca de 100 membros adultos. Finalmente, em 1990, após dois
anos e meio de discussões prolongadas e tentativas de diálogo, o pároco da
época retirou a permissão dos quatro catequistas itinerantes do Neocatecumenato
da Itália para a realização de atividades na paróquia ou com os grupos da
paróquia.
2. A
forma em que o grupo é operado na paróquia dá origem às seguintes conclusões:
2.1 O grupo é inflexível:
(i)
Quando se defendeu para adiar reuniões no meio da semana, através do programa
de renovação diocesana e paroquial de seis semanas, ''RENOVAR'', a resposta foi
negativa. A razão dada: o Neocatecumenato está em curso e não pode ser
interrompido (alguns haviam sido envolvidos duas vezes por semana, durante 11
anos);
(ii)
Todas as músicas são importadas, e são especialmente para o grupo. Nenhum outro
tipo de música deve ser utilizada;
(iii) A
noite de sábado exclusiva para a Eucaristia não muda;
(iv) Na
verdade, nada é alterado ou adaptado para as condições locais, a menos que seja
absolutamente inevitável.
2.2 Eles
são autoritários da seguinte forma:
(i) Foi
relatado que um membro foi dito para ir à confissão com apenas um sacerdote que
está envolvido no grupo;
(ii) O
responsável local telefonou para o líder do grupo em Roma para ver se era
correto para uma pessoa, que não é de uma comunidade, ir para uma Eucarística
de despedida com um padre que havia recebido outro compromisso e que fazia
parte do movimento;
(iii) Eles
sempre visitam em dois, três ou quatro para discutir assuntos com o pároco.
Eles usam uma técnica de martelar persistentemente para tentar convencê-lo a
ver as coisas à sua maneira;
(iv) Os
sacerdotes locais são funcionais do regime geral das coisas. O poder da
comunidade é centralizado nos catequistas;
(v) Eles
colocam uma grande importância em ganhar o apoio da hierarquia local,
especialmente os bispos e párocos. Qualquer pequeno gesto, como por
exemplo, assistir à uma das reuniões, é enfatizado, e expandido para além
verdadeira importância, e parece ser explorado. O pároco foi levado a
acreditar que, não importa qual seja a sua atitude, ele era automaticamente o
presbítero da primeira comunidade;
(Vi) Relatos
de que foi dito a pessoas casadas: "Você deveria ter outro filho
agora.";
2.3 O
movimento é secreto, exclusivo e elitista:
(i) Os
sábados Eucarísticos não estão abertos a todos - não é uma missa paroquial;
(ii) As
coleções são retomadas; os livros de contabilidade, de receitas e despesas não
são mantidos. Não é apresentado balanço financeiro;
(iii) Não
há membros, com exceção daqueles que têm autoridade ou aqueles que estão
descontentes; já falei com o padre da paróquia por sua própria iniciativa sobre
o grupo e como ele está indo. Só se pode concluir que os membros tinham sido
instruídos a deixar qualquer iniciativa de conversa com o responsável e com os
catequistas. Quando os membros do grupo foram convidados por um dos
sacerdotes locais para prestar testemunho escrito de sua experiência negativa do
Neocatecumenato, eles foram instruídos pelo responsável local não fazê-lo. Em
reuniões entre a equipe paroquial, os catequistas itinerantes e os responsáveis
locais, qualquer crítica ao Neocatecumenato e seus métodos foi recebido com
um discurso vago e difuso. Invariavelmente, as questões levantadas pela
equipe não foram tratadas de forma adequada;
(v) Um
padre local, que estava envolvido no Neocatecumenato, foi submetido a abuso
extremo e pessoal do chefe catequista quando ele ousou levantar questões sobre
a teologia e o método do Neocatecumenato;
(vi) Os
catequistas pareciam ser imunes a qualquer crítica, e não estavam dispostos a
admitir a necessidade de mudança no conteúdo ou método;
(vii)
Outros paroquianos se sentiram muito magoados com a energia que tinha ido para
o Neocatecumenato. Eles viram como os membros, em todo um todo, se retiraram de
outros aspectos da vida da paróquia.
2.4 Os
métodos utilizados são muito duvidosos:
(i) É
muito difícil deixar o grupo - os membros tentam manter contato com quem
sair, oferecendo-lhes o transporte em seus carros, incentivando-os a voltar;
(ii) Eles
alegam que houve um controle muito pessoal de suas vidas no ambiente de
grupo;
(iii)
Eles visitam a paróquia em pares, sem referência ao plano de pastoral
paroquial, mas sim quando se faz parte da agenda do grupo, ou seja, após 9 ou
10 anos no grupo. As visitas à paróquia atraíram respostas variadas.
Alguns assustados, alguns se perguntando de onde o grupo chegou. O pároco
se recusou a assinar uma carta de apresentação para eles, pois pode ser
interpretado como apoio ao grupo. Um dos padres da paróquia interessado no
movimento, providenciou uma.
2.5 Teologicamente, o movimento é inadequado:
(i) Há
uma grande ênfase sobre o pecado e sobre a nossa indignidade; por exemplo: os
membros dizem: "Eu não sou um cristão!" A negatividade das nossas
vidas é estressante;
(ii) A
sua visão de casamento tem o homem muito mais como a cabeça, e a mulher como objeto;
(iii)
Grande parte do seu esforço é introspectivo e absorto em si mesmo;
(iv) Eles
não incentivam à leitura ou estudo em demasia. A interpretação bíblica tende a
ser literal;
(v) Há
muito pouco escrito. É, portanto, difícil ou, praticamente impossível dar uma
reflexão crítica adequada ao que se passa em uma catequese.
2.6 É psicologicamente perigoso:
(i) Ele
tateia os medos das pessoas, as ansiedades sobre o pecado, sexualidade, mágoas
familiares, e os mantém presos a tais atitudes;
(ii) Mantém
os membros dependentes às pessoas de autoridade e trancados em uma luta para
mudar para a próxima fase. Chega a um ponto onde uma comunidade inteira
não se formou. Os responsáveis e os catequistas não são qualificados
teologicamente e psicologicamente, já que eles têm uma grande influência sobre
a vida das pessoas - aconselhando-os sobre os assuntos mais pessoais;
(iii) A
dinâmica do grupo estimula as pessoas a revelar assuntos que envolvem seu
cônjuge ou familiar, que são claramente privados. Não é apropriado
compartilhar esses assuntos com um grande grupo. O grupo não pode lidar
com tais assuntos, mas tem o efeito de vincular a pessoa para o grupo mais de
perto. Eles não se atrevem a sair depois de revelarem seus problemas íntimos. Esta
é uma técnica que é à base de lavagem cerebral.
(iv) Um
número significativo de pessoas procuraram ajuda profissional por causa de
influências negativas que tinham adquirido em experiência no Neocatecumenato.
Às vezes, as estabilidades dos indivíduos e casamentos pareciam ter sido
ameaçados.
vocês sabiam que um dos maiores doadores de dinheiro para o seminário de bBrasilia do caminho neocatecumenel foi preso pr sonegação fiscal é pois é e o senhor Wagner CaNhedo
ResponderExcluirOlha pra vc antes de falar. A igreja condena o pecado. Doar não eh pecado
ExcluirNunca ouvi tanta mentira e desvios mal intencionados. Esses catequistas e itinerantes têm uma vida total de serviço. Praticamente todos os dias estão a disposição dos seus catecúmenos. Deixam família, casa, conforto para estarem dando catequeses etc. Os itinerantes largam trabalho, dinheiro etc para evangelizar em outras régios. Cada catequista tem seu catequista e eles não fazem nada sem a autorização do pároco, bispo. Com relação a lavagem cerebral, sempre fui transparente com meus catequistas e me ajudaram a perdoar meu pai e parar de praticar a homossexualidade. So quero concluir que cada movimento ajuda a pessoa que precisa. Vamos parar de julgar e condenar os outros. NAO SOMOS DEUS. O importante é a comunhão com santo padre e presbíteros. Devemos ter cuidado com o que provamos com nossas ações. Desejo a comunhão entre nos cristãos.
ResponderExcluirConcordo contigo
ExcluirUm dia a verdade vai aparecer seja para o bem ou seja para o mal...
ResponderExcluirUm dia a verdade vai aparecer seja para o bem ou seja para o mal...
ResponderExcluirEresia eh falar que o Caminho Neocatecumenal eh eresia
ResponderExcluirO caminho neocatecumenal devorou minha cidade. Suprimiu os pequenos grupos de jovens que não estavam preparados para o lobby do caminho. Quem não quer participar do caminho aqui, fica em casa ou muda de cidade, Pq agora até as missas tem músicas do Kiko e testemunho dos neocatecumenais. Acho isso muito injusto.
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