segunda-feira, 1 de abril de 2013

"O banquete de louvor" de Kiko e a Missa Católica


Kiko Argüello e os Neocatecumenais

"A Liturgia e a Missa não são morte, e sim uma festa [da ressurreição]!"


Doutrina Católica e os santos

"O Santo Sacrifício da Missa é o mesmo Sacrifício da Cruz." (Mons. Marcel Lefebvre, Carta Aberta aos Católicos Perplexos)

"Se alguém disser que na Missa não se oferece a Deus verdadeiro e próprio sacrifício, ou que oferecer-se Cristo não é mais que dar-se-nos em alimento —seja excomungado." (Santo Concílio de Trento, 948. Cân. 1)

"Se alguém disser que o sacrifício da Missa é somente de louvor e ação de graças, ou mera comemoração do sacrifício consumado na cruz, mas que não é propiciatório, ou que só aproveita ao que comunga, e que não se deve oferecer pelos vivos e defuntos, pelos pecados, penas, satisfações e outras necessidades — seja excomungado." (Santo Concílio de Trento, 950. Cân. 3)

"Como nós devemos ouvir a Santa Missa?" - Como a assistiam a Santa Virgem Maria e as Santas mulheres. Como São João assistiu ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrificio sangrento da cruz." (Santo Pe. Pio de Pietrelcina, segundo Pe. Tarcísio, Congresso de Udine, 1972)

"Consiste em irdes à Igreja [para a Missa] como se fôsseis ao Calvário." (São Leonardo de Porto-Maurício, As excelências da Santa Missa, págs. 41 e 42)

"Ora, se havia tanto respeito e veneração por esses sacrifícios que afinal, não eram mais que uma sombra e figura do nosso, que silêncio, que atenção, que devoção não merece a Santa Missa, na qual o próprio Cordeiro Imaculado, o Verbo de DEUS, se imola por nós?!


Bem o compreendia Santo Ambrósio. No testemunho de Cesário, quando ele celebrava a Santa Missa, após o Evangelho virava-se para o povo e o exortava a um piedoso recolhimento e impunha a todos guardar o mais rigoroso silêncio, não só proibindo a menor palavra, mas ainda abstendo-se de tossir ou fazer qualquer ruído. E era obedecido. Quem quer que assistisse à Santa Missa do santo Bispo, sentia-se tomado de profundo respeito e comovido até ao fundo da alma, tirando assim grande proveito e acréscimo de graças." (São Leonardo de Porto-Maurício, As excelências da Santa Missa, págs. 41 e 42)



"Entretanto, a Santa Missa não é somente uma representação do sacrifício da cruz, mas também uma renovação do mesmo, porque em ambos é o mesmo sacerdote e a mesma vítima, a saber, o Filho de Deus Humanado. Só no modo de oferecer há uma diferença: o sacrifício da cruz foi oferecido com derramamento de sangue; o sacrifício da missa é incruento; na cruz, Jesus morreu realmente; aqui, morre só misticamente." (Concílio de Trento., Sess. 22, c. 2)



"A principal excelência do santo Sacrifício da Missa consiste em que se deve considerá-lo como essencialmente o mesmo oferecido no Calvário sobre a Cruz." (São Leonardo de Porto-Maurício, As excelências da Santa Missa)

Um comentário:

  1. Ainda bem que existe a perseguição ao Caminho Neocatecumenal. Assim como Cristo foi perseguido, também Kikko o é. Isso significa que os Neocatecumenos estão na direção certa. Vejo um tremendo ódio dos fariseus que fazem uma matéria muito bem feita por sinal para julgar os outros. Deus os ama muito, e há de converte-los como Cristãos e não como juízes. Assim como os santos da nossa santa IGREJA foram perseguidos, o Kikko, padre Mário, Carmem e todos do CAMINHO o são. Jesus os ama muito, muito mesmo, mas parem com esse ódio e respeitem o Santo Padre.

    ResponderExcluir