domingo, 19 de maio de 2013

Relato: uma família destruída

Por Augusto Faustini
Tradução: Equipe do blogue

Tenho 53 anos, tenho um diploma do ensino médio, e eu trabalho como um funcionário administrativo de uma agência estatal. Eu tinha uma esposa e três filhos (com idades entre vinte e nove, vinte e sete e dezenove) e nós vivemos em uma bela casa em Montagnola [um bairro de Roma]. Eu estava envolvido na política (eu era vereador do distrito por 15 anos) e participei de vários projetos com a minha paróquia. A minha fé na Igreja Católica era inabalável e eu estava em comunhão quase o tempo todo. Minha experiência com o Neocatecumenato mudou a minha vida radicalmente, porque agora eu não tenho nada.

Há doze anos atrás (em 1985), toda a minha família e eu entramos em uma comunidade Neocatecumenal, em Garbatella [outra parte de Roma]. Seu maior ''oficial'' no comando era, e é, o Sr. Roberto Piermarini, um jornalista da Rádio Vaticano. Os catequistas começaram uma tarefa que duraria mais de vinte anos. Eles fingiram executar um determinado tipo de organização. Quando nos juntamos, eles imediatamente começaram a nos bombardear com conceitos que eram obviamente evidentes para mim como sendo pseudo-protestantes (eu tive muita experiência com a Ação Católica, com o ensino do catecismo, com o Cursillios Christian etc.). No entanto, eu fui junto com ele, de boa fé, porque o meu pároco (que agora é um bispo) deu aos catequistas permissão para vir à paróquia, e por isso, para mim, deu legitimidade às suas iniciativas.

Eu fui atraído pela maneira deles de catequização e autoconfiança. Nos deram a impressão de que tudo o que eles estavam dizendo não tinha sido ''pré-embalado''. Mas, principalmente, eu estava atraído por eles porque eles disseram que essa era a única maneira real de ser cristãos.

Minha esposa e eu sempre estivemos dispostos a ter filhos. No entanto, por causa dos nossos fatores Rh incompatíveis, duas das gravidezes da minha esposa foram abortos. Os médicos ainda nos disseram que mais uma gravidez só iria resultar em abortos. Apesar disso, o fanatismo dos catequistas responsáveis tinha feito minha esposa tomar decisões irresponsáveis e tolas sem nem me consultar. Nós estávamos destinados a nos tornar uma linha de produção para abortos.

 Os catequistas responsáveis nos garantiram e confirmaram que contavam com o apoio incondicional do Papa, mas, para mim, o que eles estavam ensinando não parecia ser a mesma coisa que o Papa estava ensinando. Por exemplo, quando eu orava de joelhos, como o

Papa, eles se sentiam envergonhados, porque era proibido. Mesmo as coisas que o Neocatecumenato ensinava, divergem em muitos aspectos do que está no novo Catecismo da Igreja Católica.

 
Prática litúrgica nunca vista antes na Igreja e condenada por vários Papas
Nos três anos em que participei do movimento, eu percebi o poder de persuasão que os responsáveis tinham. Percebi também que a sua ideia de "família" se assemelhava muito pouco à família cristã tradicional. Eles criam uma única família composta de trinta a quarenta pessoas lideradas por um catequista que se tornava o cabeça-da-família. A fundação de um "casal" não existe. Em seu lugar, eles têm o seu próprio projeto - uma estrutura piramidal todo que é a inspiração direta de seu fundador, Kiko Argüello.

Durante esses anos, eu também percebi que os líderes foram capazes de assumir o controle da vida pessoal de cada indivíduo. Primeiro, eles fizeram isso pela multiplicação da quantidade de grupos-tarefas. A partir daí, os laços de amizade foram formados naturalmente com os outros membros do grupo. Mas, principalmente, eles fizeram isso por meio do controle psicológico que resultou de confissões públicas e "escrutínios".

Desde o início, eles nos ensinaram que devemos tomar cuidado com quem nos dissesse algo diferente do que eles estavam nos ensinando... Quase insinuando que algo misterioso ou perigoso iria nos acontecer. Eles disseram que há muitas pessoas na Igreja Católica que os odiavam e que eles (neocatecumenais) eram os reais, verdadeiros, e autênticos redescobridores do cristianismo primitivo. Eles nos ensinaram, desde cedo, que muitas pessoas queriam sair do movimento, mas que ninguém nunca tinha sido apto o suficiente para sair, porque fora deste mundo não haveria nada além de perdição e infelicidade.

Eles estão tirando proveito das dificuldades que, de fato, as experiências no mundo de hoje na formação e seguram amizades. Eles forçam os neófitos a se reunir freqüentemente para ficarem ocupados em inúmeras reuniões. Eles fazem isso para que anos possam passar sem ter amigos do lado de fora. Fazem parecer que o que eles têm a oferecer é a única coisa no mundo que é importante. Empurram a iniciativa que caia em quaisquer interesses em cultura, arte, esportes, política, etc... Todo o resto vem em segundo lugar. Os líderes no comando começam insinuando, e depois afirmando sua crença de que os católicos que vão à missa regularmente são "a escória" dos cristãos.


Lentamente, as pessoas são obrigadas a libertar-se de suas cargas, o que significa que estão melhor sem os entes queridos que não foram capazes de ir para o Caminho. A obrigação mais notável, como injusta, é pois que a solução para a união de todos, que é controlada pelo movimento ou é imposta pela consagração sacerdotal ou religiosa criada pelos líderes supremos, Kiko Arguello, que é um solteirão, e Carmen Hernandez , uma ex-freira e agora solteira.

À medida que os anos passam, os grupos passam a ser mais estáveis. A partir daí, a endogamia é imposta, a obrigação de casar dentro do grupo. Eles dizem explicitamente, "Casem com as filhas de Israel!" Quando um homem ou uma mulher se envolve com alguém de fora do grupo, essa pessoa será constantemente assediada até que ele ou ela consiga trazer o que está fora do grupo para dentro. Se a pessoa do lado de fora não se torna parte do movimento, eles forçam a pessoa no grupo a desistir de seu paraíso na terra, mas só depois de sofrimentos atrozes e psicológicos. Porque, afinal de contas, essa pessoa está convencida de que apenas o Neocatecumenato é o único e verdadeiro cristianismo.

Para os casais é a mesma coisa. Por exemplo, quando apenas um dos cônjuges tem sido feito um escravo de sua organização (algo que acontece com mais freqüência do que você pensa), os líderes podem até fazê-los viver separados para sempre (se divorciar de verdade) se o outro cônjuge não defender ou valorizar a comunidade. Eu nunca simpatizei com o Caminho Neocatecumenal, e mesmo se eu participei durante anos, fiz isso para salvar meu casamento, que, em vez disso, estava sendo destruído pelas insanidades do Caminho. Um dia, minha esposa disse honestamente para mim "A sua religião e a minha são muito diferentes." Então, eu tentei fingir que ela realmente não pertencia à outra religião. Mas quando eu chegava em casa à noite, cansado do trabalho, eu iria notar que ninguém estaria em casa: um estaria fora para a de Liturgia da Palavra, o outro para a organização de uma reunião, o outro para a preparação das músicas... Cada qual fora com seu próprio ponto de vista diferente de acordo com as diversas reuniões das diferentes comunidades a que pertenciam. Eu não podia esconder os fatos de mim mesmo (toda noite eu comia em casa sozinho como um cão), tinha sido capaz de destruir a família-comunidade profundamente.

Ainda que eles se gabassem de serem católicos, quando criavam conflito entre participar de uma de suas reuniões ou participar na celebração de qualquer um dos sacramentos, eles sempre insistem na superioridade de participar de suas atividades. Ainda que houvesse obrigações escolares ou sociais, artísticas, esportivas, amorosas, políticos, ou interesses culturais odiados, que compitam pelo tempo de um membro, os catequistas devem dizer: "essas coisas são de idolatria!"

Eu tinha pensado que o vínculo matrimonial, sendo sagrado e indissolúvel, teria sido confirmado - seria aconselhado a um cônjuge em dúvida para escolher para salvar o casamento. Mas, não! No meu caso, um de seus líderes poderosos, o advogado, Franco Voltaggio, demonstrou que eles são mentirosos. Ele (com entusiasmo excessivo) prometeu a mim e a um número de bispos (que estavam envolvidos por hora), que, a fim de salvar o casamento, eles teriam me mandado de volta a minha casa de bom grado. Isso tudo aconteceu quando minha esposa teve que optar por participar de uma paróquia comigo, que não tinha um grupo Neocatecumenato, ou pertencer a uma paróquia que tinha o Neocatecumenato, mas sem o marido. Ela escolheu lançá-lo para fora de casa e viver separados. Tudo isso com o apoio moral e material dos líderes neocatecumenais.

Em 22 de abril de 1992, às cinco horas da tarde, na Igreja de São Leonardo Murialdo, o então padre da paróquia, Domenico Paliasco, mandou-me passar o resto dos meus dias longe da minha casa, dos meus filhos e da minha esposa porque a minha oposição à organização Neocatecumenal me colocou em oposição à Igreja. A decisão foi tomada pelos mais altos catequistas da diocese de Roma e era irrevogável. Eu gostaria de salientar que meu bispo e seu bispo regional, pedira [Padre Domenico] para não fazê-lo, mas ele me respondeu dizendo que só respondeu à sua consciência (e não, ele apenas obedeceu às principais pessoas na organização).

Fui reclamar com o bispo regional, e ele me disse que, infelizmente, os líderes do Neocatecumenato não iriam ouvir mais, então ele não podia fazer mais nada sobre isso. Fui para o bispo que tinha sido meu pároco em Garbatella e ele me disse que talvez fosse uma idéia melhor eu começar o processo para a separação judicial já que a minha esposa não seria capaz de fazê-lo, porque ela era do Neocatacumenato.

Fui para o meu novo pároco (que em poucos meses se tornou um bispo, também). Ele me disse que ninguém jamais iria me ouvir, eles pensariam que eu era louco e, além disso, o Neocatecumenato é muito poderoso, e eu era apenas uma das poucas pessoas que já tinha apontado os seus aspectos negativos.

Fui ao capelão no meu local de trabalho. Ele me disse que eu era o único a pensar desta forma e que teria que me acostumar com isso. Fui ao bispo que na época estava no comando de problemas familiares (agora ele está no comando de outra coisa). (Em particular) disse-me que a coisa toda era muito mais grave do que eu jamais poderia imaginar e que ele nunca iria fazer uma declaração pública contra o Neocatecumenato.

Eu pedi à minha esposa uma série de vezes para vir morar comigo (eu mesmo pedi formalmente por carta) e cada vez ela se recusou a fazê-lo. Em um ponto, ela teve que passar por cirurgia. Eu me ofereci para ficar ao seu lado durante toda a noite (que era permitido) e minha esposa parecia estar a favor disso. Seus irmãos e irmãs da comunidade, no entanto, impediram-me de ficar, queriam passar a noite no hospital, a fim de manter-me de ficar perto de minha esposa, porque, psicologicamente, este teria sido um momento particularmente vulnerável e frágil para ela.

Como membros da comunidade, fomos obrigados a entregar, pelo menos, dez por cento da renda de nossa casa. Mas esse dinheiro, em vez de ir para os pobres, foi para os chamados catequistas "itinerantes" para que eles pudessem ir a toda a Europa para estabelecer mais comunidades. Eles tinham tudo, desde roupas, automóveis, uma casa e até mesmo baby-sitters (babás).

Uma das coisas mais inacreditáveis aconteceu quando minha mãe morreu. Eu estava chorando e eu perguntei a minha esposa para rezar comigo naquela noite, eu pedi-lhe para não me deixar sozinho no meu sofrimento. Ela respondeu que tinha que ir rezar com seus irmãos e irmãs na comunidade e que eles eram sua verdadeira família em Cristo. Outra coisa inacreditável aconteceu com o meu filho mais velho. Ele acreditava que o Neocatecumenato foi enviado por Cristo e, uma vez apurado que minha aversão ao Neocatecumenato, ele tentou me matar por asfixia (eu tenho aqui os registros médicos para provar isso).

Meu mais velho e meu segundo filho não me chamaram de "pai" por todo esse tempo. É a sua forma de me punir por ter sempre tentado a ir contra a sua organização. Meu segundo filho ainda é muito jovem, mas ele já tem duas filhas. Ele foi feito em um recrutador de potenciais Neocatecumenais. Ele nem sequer me deixa ver o meu segundo neto.

Quem critica o Neocatecumenato não tem direitos. O fanatismo que atravessa esta organização chega tal ponto que são conhecidos como fundamentalistas pseudo-católicos, não muito diferentes daqueles muçulmanos fundamentalistas desprezados. Eles consideram o meu filho mais velho fiel e confiável, foi nomeado para estar no comando de sua comunidade (foi para lá com uns 12 anos).

Lembro-me de Páscoas de horror. Este foi o tempo que eu estava me testando, tomando parte. Tudo foi cortado da comunidade paroquial real. Foram dois dias obrigatórios de jejum rigoroso e absoluto, seguidos de uma noite inteira de cantos. Este foi seguido por um ágape (que, em essência, é uma enorme refeição às seis da manhã). De repente, nossos estômagos seriam recheados depois de comer essas quantidades enormes de comida e vinho. Várias pessoas se sentem mal, outros se embebedam. Depois, iam dormir todos os dias da Páscoa. Você não seria capaz de passar meia hora com familiares e amigos que não eram Neocatecumenais.

Na comunidade, eles fizeram-nos acreditar que iríamos atingir os mais sublimes estados. Eles martelaram seus ensinamentos para nós dizendo que só Deus (que, no final, na verdade, significa que a sua organização) deve ser o único que você realmente ama. Se o seu cônjuge está em seu caminho... Você deve desprezá-lo! E o mesmo com qualquer pessoa: crianças, irmãos, pais incluídos... Quem quer que seja que quiser mantê-lo separado do Caminho!

Eu costumava pensar que a minha situação era rara, uma anomalia. Sim, certo! O que aconteceu comigo já aconteceu com muitas outras pessoas, muitos casais tiveram seus casamentos arruinados por esta organização. Estranho que, às vezes, dá a impressão de ser uma seita.

O fundamento da relação de cada casal assenta-se sobre a intimidade emocional e psicológica, e por serem unidos por objetivos comuns. Em vez disso, ao longo de décadas, essas necessidades fundamentais têm sido exercidas por pessoas de fora contra o próprio casal. Imagine os efeitos destrutivos causados! A diferença com outros casais que se separaram é que não há qualquer vestígio deles, eles abandonaram completamente o cristianismo, porque, depois de muitos anos de pertença, a pessoa tende a equiparar o Caminho Neocatecumenal com o cristianismo, deixando de lado o que significa um  abrir mão do outro (isto é, por que meu caso pode parecer uma exceção). Outros casais, "contaminados" pelo Neocatecumenato tornam-se ateus sem laços deixados à Igreja. Imagina, quando eu costumava ensinar o catecismo às crianças em Garbatella... Eu dizia: "A Igreja Católica preferiu se submeter a um cisma anglicano do que defender a insolubilidade do casamento!" [...]

Quando eu fui jogado para fora da casa e deixei o grupo, comecei a fazer um pouco de investigação. Descobri que o que eles querem dar a todos é a impressão de que seus grupos são inócuos, espontâneos e guiados apenas pelo Espírito Santo (este é o fundamento, eu acho). Em vez disso, eles estão organizados como uma igreja dentro da Igreja. Eles têm pessoas responsáveis em cada comunidade. Os líderes responsáveis, chamados de catequistas (e que se encontram em cada paróquia), contam muito mais do que o sacerdote, as cabeças centrais [catequistas]; contam mais do que os bispos regionais. Eles têm divisões regionais e nacionais que estão secretamente adicionadas aos ramos oficiais da Igreja. Muitos bispos não vão intervir oficialmente porque eles dizem que o Neocatecumenato não é oficialmente reconhecido...

5 comentários:

  1. Um dia a verdade aparecerá a todos seja pelo bem ou seja para o mal

    ResponderExcluir
  2. Um dia a verdade aparecerá a todos seja pelo bem ou seja para o mal

    ResponderExcluir
  3. Que triste sua história vou rezar por você

    ResponderExcluir
  4. Que triste sua história vou rezar por você

    ResponderExcluir
  5. sinto muito pelo que aconteceu na sua vida,mas eu faço partedo caminho no brasil e não somos forçados dessa forma ao contrário,temos apoio e ajuda ,uma conversa quando precisamos,nada é feito contra nossa vontade.

    ResponderExcluir